Informações Básicas

1. CORES DE IMPRESSÃO

Utilizamos as tabelas pantone (Solid Coated) em todos os nossos trabalhos de serigrafia, dispondo assim de uma palete de mais de 2000 cores e tons diferentes. Se pretender, poder-nos-á enviar os códigos das cores que pretende nas suas estampagens e nós aplicaremos os mesmos ao trabalho. Se a escolha tiver de ser efectuada por nós, faremos o nosso melhor para que ela seja a mais aproximada possível ao pedido mas é importante compreender que poderá haver uma pequena mudança no tom. Todos os monitores têm calibração diferente e ver uma cor num monitor e num suporte físico são coisas muito diferentes.

Mais Informações: http://www.maudlinclothing.com/blog/o-que-sao-as-cores-pantone/

2. TINTAS UTILIZADAS

Utilizamos para todos os nossos trabalhos de produção em serigrafia as tintas plastisol. Estas tintas criam uma camada suave e muito interessante em que as cores do seu trabalho ficam com um tom vivo e muito realista.

Mais Informações: http://www.maudlinclothing.com/blog/tintas-plastisol-ou-tintas-base-de-agua/

3. PORQUÊ ESTAMPAGEM EM QUANTIDADES

A serigrafia é, por natureza, feita para ser uma forma de estampagem de médias e altas quantidades; na verdade, a estampagem em si das t-shirts é a parte mais rápida de todo o processo. Como todas as nossas máquinas são automáticas, é extremamente rápido estampar as suas peças mas há outras fases de preparação (pré-produção) que exigem bastantes horas de trabalho. Desde efectuar a separação de cores da imagem e converter para negativos/positivos, imprimir um fotolito para cada cor, queimar e lavar os quadros, colocar emulsão e efectuar a montagem das máquinas, tudo isto demora bastante tempo; por isso mesmo não há possibilidade de estampar menos de 20 unidades (grande parte das gráficas fazem séries de um mínimo de 36 unidades). Também porque a pré-produção é tão exigente a nível monetário e de tempo, as pequenas tiragens são também mais caras.
Mais Informações: http://www.maudlinclothing.com/blog/porque-e-que-nao-fazemos-amostras/

4. REQUISITOS DOS FICHEIROS PARA ESTAMPAGEM

Aceitamos bastantes tipos de ficheiros diferentes. Em primeiro lugar, preferimos sempre ficheiros em vectores (.eps, .ai). Temos noção que maior parte dos nossos clientes não tem formação em design, por isso damos sempre outras possibilidades. Também aceitamos ficheiros em .psd ou .pdf ou, em último recurso, aceitamos também ficheiros em .jpeg de alta qualidade (300dpi com as imagens no tamanho da impressão), em que posteriormente fazemos nós a vectorização. Neste último caso, o trabalho poderá ter um custo de 10€ (dependendo do grau de dificuldade da imagem) e enviamos sempre ao cliente o ficheiro final para confirmação. Poderá ler um artigo no nosso blog sobre tipos e formatos de imagens. Por vezes há clientes que nos enviam ficheiros de imagem em .doc; ficheiros word ou qualquer outro formato office não são ficheiros de imagem e de forma alguma poderão ser aceites para estampagem de peças.
Mais Informações: http://www.maudlinmerchandise.com/ficheiros/specs_estampagem.pdf

5. ESTAMPAGENS SOBRE COSTURAS

Para que uma estampagem em serigrafia ou transfer saia perfeita, esta terá de ser sempre feita sobre uma superfície lisa e sem qualquer alteração de densidade; por esse motivo, é extremamente difícil (embora não impossível) que uma estampagem sobre as costuras saia perfeita.
Fazemos este tipo de trabalho, embora haja sempre a ressalva de que poderá haver determinadas condicionantes ao tipo de imagem a utilizar.
Nestes casos não nos responsabilizamos por possíveis perdas de qualidade na zona da costura nem repomos as peças que eventualmente se estraguem durante a produção.
Mais Informações: http://www.maudlinclothing.com/blog/serigrafia-por-cima-de-costuras/

6. ESTAMPAGENS DE CORPO INTEIRO

Estampagens de corpo inteiro são quase um mito por várias razões. Por um lado temos as limitações de que falámos no ponto 5; por outro lado temos limitação de tamanho; os quadros para serigrafia têm por norma um tamanho de 28x38cm (perto de tamanho A3), podendo ser aumentados até 50x38cm (estampagens de tamanho jumbo) mas de forma alguma conseguem estampar à frente e por trás das peças.
O que normalmente é feito por clientes que estampam em grandes quantidades é chamado "cut and sew", que consiste em estampar as peças em tecido e apenas depois fazer e coser as t-shirts.
Este é um serviço que apenas é efectuado por e que nós não oferecemos.

7. PEÇAS EM FALTA

A natureza da serigrafia faz com que algumas peças se estraguem durante o trabalho; há sempre imensas coisas que podem correr mal durante uma produção. Habitualmente quando estampamos temos sempre em stock mais algumas peças e podemos substituir uma que se tenha estragado, mas por vezes acontece não haver mais nenhuma daquele modelo em stock. Existem erros por vezes das máquinas e outras vezes nossos que podem resultar numa diminuição de peças; por segurança prevemos sempre até uma diminuição de até 5% no material enviado ao cliente. Não acontece frequentemente mas a verdade é que por vezes pode seguir menos 1 ou 2 peças do que as que encomendou. Nesses casos nós fazemos uma nota de crédito no valor dessas peças que poderá descontar numa próxima encomenda ou no seu pagamento.


Peça um Orçamento